Historia dos Monitores de Computador

Os primeiros computadores comunicavam com o utilizador com pequenas luzes, que se acendiam ou apagavam ao aceder a determinadas posições de cor ou executar certas instruções.

Monitor antigo


Anos mais tarde apareceram computadores que funcionavam com cartão perfurado, que permitiam introduzir programas no computador. Durante os anos 60, a forma mais comum de interactuar com um computador mediante uma máquina de escrever, que se ligava directamente a este e pegava todos os dados de uma sessão informática. Foi a forma mais barata de visualizar os resultados até a década dos 70, quando começaram a aparecer os primeiros monitores de CRT (tubo de raios catódicos). Seguiam o regular MDA (Monochrome Display Adapter), e eram monitores monocromáticos (de uma sozinha cor) de IBM.



Estavam expressamente desenhados para modo texto e suportavam sublinhado, negrita, itálico, normal e invisibilidade para textos. Pouco depois e no mesmo ano saíram os monitores CGA (Cor Graphics Adapter –gráficos adaptados a cor–) foram comercializados em 1981 ao desenvolver-se a primeira placa de vídeo a partir do regular CGA de IBM. Ao comercializar-se ao mesmo tempo que os MDA os utentes de PC optavam por comprar o monitor monocromático por seu custo.


Três anos mais tarde surgiu o monitor EGA (Enhanced Graphics Adapter - adaptador de gráficos melhorados) regular desenvolvido por IBM para a visualização de gráficos, este monitor contribuía mais cores (16) e uma maior resolução.



Em 1987 surgiu o regular VGA (Video Graphics Array - Matriz gráfica de vídeo) foi um monitor muito acolhido e dois anos mais tarde melhorou-se e redesenhou para solucionar certos problemas que surgiram, desenvolvendo assim SVGA (Super VGA), que também aumentava cores e resoluções, para este novo regular se desenvolveram placas de vídeo de fabricantes até o dia de hoje conhecidos como S3 Graphics, NVIDIA ou ATI entre outros.

Comentários